Páginas

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A Metáfora do Trigo Refinado

Nada é tão saudável quanto o trigo.
Vitaminas, sais minerais, anti-oxidantes que combatem o envelhecimento, óleos que combatem o mal colesterol, fibras que regulam o intestino, e fortalecem as paredes do coração, proteínas, etc.
Além de ser tão rico em nutrientes, o trigo é versátil. Triturado ele se transforma numa farinha que faz uma liga com azeite, óleos e ovos, e dai surgem bolos, pães e massas diversas.
Na bíblia, encontramos o relato de uma viúva que atravessou um longo período de fome e escassez alimentando a si mesma e ao seu filho com azeite e farinha. Pode parecer pouco, mas sendo a farinha de trigo tão nutritiva, os pães e os bolos que a viúva fazia foram suficientes para saciar a fome dela e do seu filho por anos.
O trigo tem tantos nutrientes que é capaz de apenas ele sustentar a vida humana sem necessidade de outras fontes de alimento por um longo espaço de tempo.

O trigo também faz bem pra nossa aparência, ele constantemente é encontrado na composição de cremes, shampoos e outros produto de beleza. Além de conter substâncias que fazem bem ao nosso tecido e ao nosso cabelo,  nossa pele também é beneficiada indiretamente por causa dos benefícios que o trigo faz ao nosso intestino.

A grande questão que surge, é o fato inegável de que a farinha de trigo quando refinada, deixa todos estes benefícios de lado, e o trigo se torna muito prejudicial a saúde.
O trigo é muito bom para nosso intestino porque tem fibra, que fortalece as paredes, e tem uma oleosidade natural que lubrifica o intestino, isto evita a prisão de ventre.
Já o trigo refinado perde esta oleosidade natural, e gruda nas paredes intestinais causando inchaço e prisão de ventre. Alguns estudiosos chegam a afirmar que o trigo refinado não só perde as características benéficas ao intestino, como pode causar tumores por causa destas placas que grudam nas paredes do intestino.
Refinado o trigo perde todos os seus nutrientes, toda a infinidade de elementos saudáveis de sua composição, o trigo refinado se torna um veneno.
Isto ocorre porque o nosso aparelho digestivo não consegue identificar o que é o trigo quando ingerido refinado. As enzimas que quebram as moléculas para liberar as proteínas e vitaminas são acionadas pelo nosso sistema digestivo mediante os cheiro, a cor, a textura, o sabor e as características dos alimentos, mas o trigo refinado perdeu tudo isto.
O refino que torna a farinha de trigo bem branquinha, tirou na verdade todas as características que estimulam nosso organismo a produzir estas enzima, nosso corpo simplesmente não sabe o que é aquilo que comemos.
Refinado então, foram perdidas todos os nutrientes do trigo, nosso corpo trata a farinha refinada apenas como carboidrato, e a transforma em massa e gordura.


Mas se é tão ruim e tira totalmente os inúmeros benefícios do trigo, de onde veio esta ideia de refinar o trigo?
No passado a farinha de trigo era feita em moendas de trigo e antigos moinhos.
Os grãos de trigo eram espalhados numa pedra e outras duas pedras redondas eram impulsionadas ou por animais, ou por escravos, os grãos do trigo eram triturados conforme a pedra rolava produzindo assim a farinha.
Em alguns casos rodas de água usavam a força da água corrente dos rios para fazer girar a moenda que triturava o trigo.
Sendo assim, a farinha de trigo no passado, era o grão de trigo triturado, apenas isso.
Mas conforme a industria foi sendo desenvolvida, este sistema para triturar o grão de trigo foi sendo aperfeiçoado, até que surgiu o chamado refino.
A farinha refinada não é apenas triturada, ela passa por um processo industrial que a torna branca e muito fina.
Lembrando que a farinha no passado quando o trigo era apenas triturado a cor da farinha era marrom, e seu farelo era mais espeço.
Ao torna-la branca e bem fina, a farinha se torna mais maleável, facilita seu manuseio e aumenta a liga para a produção das massas.
Fazer pães, bolos, biscoitos etc com farinha refinada é infinitamente mais fácil do que com a farinha in natura, além disso ela rende muito mais.
A industria de alimentos deixou totalmente de lado a farinha integral por causa dos benefícios e da rentabilidade que a farinha refinada tem.
Mas não apenas as indústrias, toda a sociedade passou a preferir a farinha refinada, as "donas de casa", cozinheiras, boleiras e doceiras, profissionais ou não, produziam seus bolos e pães etc muito mais facilmente com a farinha refinada.
Mas como dissemos, esta facilidade gera um prejuízo sem precedentes, porque o trigo in natura é uma benção mas refinado se torna uma maldição.
Curiosamente ninguém se dava conta que estava consumindo um trigo prejudicial a saúde, muito pelo contrário, as pessoas achavam que por ser branquinha, a farinha refinada era mais saudável e mais higiênica, além do fato de que nas antigas moinhas, a farinha de trigo vinha junto com poeira das pedras.
Somente a alguns anos, que a ciência da nutrição humana se deu conta que ao anular as características do trigo, seu cheiro, sua cor e sua textura, este alimento tão saudável pode se tornar prejudicial a saúde.

Fico pensando se isto não é uma metáfora da nossa vida.
A humanidade na ânsia de tornar o trigo mais maleável, mais palatável, tirou dele cor, cheiro, textura e sabor, e tornou em nada todos os benefícios deste alimento, pior, tornou-o destrutivo.
Acho que as vezes queremos tornar tudo mais fácil, tudo branquinho como a neve, mas quando tiramos as características das coisas, não estamos ajudando, estamos na verdade destruindo.
É da natureza humana usar inteligencia e criatividade para buscar alternativas para que nossa vida seja melhor, mais prazerosa, e menos sacrificada. Mas assim como acontece com o trigo, as vezes exageramos nesta busca, e acabamos por anular as características, e o efeito se torna o contrário.
Queremos refinar os sentimentos, torna-los mais suáveis, queremos refinar os dias de luta, os dias nublados, os dias de tormenta, queremos refinar os momentos de dores e de lamentos.
Queremos refinar a vida, tora-la mais fácil de ser manuseada, mais fácil de se lidar, mais politicamente correta, igual ao trigo; estamos na verdade destruindo a nós mesmos, nos anulamos, anulamos a cor, o cheiro, a textura, e o sabor da própria vida..
Ao refinarmos a vida o que teremos?
Se tirarmos por exemplo, a dor e os dilemas do amor, para não sofrermos, nunca amaremos de verdade.
Se refinarmos os dias escuros e os dias de tempestade nunca teremos o novo amanhecer, fica o céu mais brilhante após o temporal. Se tirarmos os dias de luta, também não saborearemos os dias de vitórias.
Se tirarmos os momentos em que vivemos dilemas e crises pessoais e existenciais, nunca poderá nascer em nós uma nova criatura, e nem nunca poderemos vivenciar um outro patamar de vida, fruto de transformações ocorridas em momentos de crise.
Na vida refinada tudo é branco igual a farinha de trigo, mas qual a beleza de um quadro totalmente branco? Se nos depararmos com um quadro totalmente branco diremos que  ele está vazio.
Exatamente isto que acontece numa vida refinada, tudo se torna superficial, sem consistência, sem nutrientes, sem vitaminas nem sais minerais; mais maleável é verdade, mais fácil de se lidar com uma vida refinada, contudo é vazio, sem sabor, sem cor; a beleza do quadro que se forma nos contrastes das cores claras e escuras se perde na vida refinada,
Estamos tentando refinar a vida como refinamos o trigo e o açucar, mas o resultado que temos é "nada". Pior ainda, assim como o trigo refinado se torna toxico, a vida refinada é toxica.
Como disse, somente a alguns anos a ciência da nutrição se deu conta de que o refino destruía as características benéficas do trigo, com isto hoje temos uma moda de alimentos que usam o trigo integral.
Vamos pensar numa vida integral então, amar integralmente mesmo que isso implique em dias de choro e de lamento, lutar, sonhar, enfrentar os momentos, sempre na íntegra, vivendo a beleza dos dias ensolarados mas também experimentando a poesia dos dias escuros e tempestuosos.
Por isto o poeta Guimarães Rosa disse que é preciso "Sofrer depois de ter sofrido, amar depois de ter amado".
Acho que foi por isto que o Apóstolo Paulo afirmou que sente prazer nas lutas e nas fraquezas, acho que ele estava querendo dizer que prefere estar vivo, do que ser refinado.

Marcus Azen








4 comentários:

  1. Parabéns, por desenhar a ideia nesse texto. Obrigado!

    Eu enxerguei o que você quer dizer na 'Internet das Coisas', que possibilita casas inteligentes. No youtube achas videos de projetos.

    O cara é inválido dentro de uma casa inteligente, porque o cara não faz - ABSOLUTAMENTE NADA - nada dentro de casa, porque os objetos são autônomos.

    O triste é que um inválido é inválido por algum motivo, acidente, sei lá... e depende dos outros, tudo contrário à sua vontade.

    Mas agora, -- a tristeza transcende -- o sujeito refinado numa vida refinada trabalha, consome, paga e continua trabalhando e pagando para ser inválido, isto é, a pessoa não-inválida se sacrifica para ser inválida. Ela passa a servir à invalidez. Isto tudo de acordo com sua própria vontade. Invalidez que depende da autonomia dos objetos.

    Casa inteligente é um refinamento que leva à preguiça, e os sábios narram os danos desse pecado.

    Podes subir alto nessa idéia. Expandido o refinamento da tecnologia para autonomia das empresas e sociedade. Agora, o trabalhador é desnecessário, por ai já sentes o cheiro fétido dos problemas sociais em breve no mainstream. A China lançou fábrica de carro que susbtituiu 90% dos trabalhadores por robôs (link: https://www.zmescience.com/other/economics/china-factory-robots-03022017/).

    O refinamento é uma aversão pelas obras do Criador, e uma luta autoafirmativa de que podemos fazer melhor do que o Criador. A mesma vaidade que Lucifer teve ao querer a posição de Deus.

    Você sabe como afastar esse exagero pelo refinamento?
    Até agora, a força contrária ao refinamento que encontrei é a pobreza pregada na Bíblia e a Gratidão. Conhece outra força?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Quando surgiu a farinha refinada no mundo e no Brasil??

    ResponderExcluir
  3. Quando surgiu a farinha refinada no mundo e no Brasil??

    ResponderExcluir