Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Piramides Financeiras - Mapa da mina com GPS

Recentemente no Brasil duas empresas foram denunciadas e fechadas porque a justiça as considerou como pirâmides financeiras. Mas afinal o que é este chamado esquema de pirâmide, como e porque surgem?

As chamadas pirâmides recebem este nome exatamente porque é uma engenharia financeira em formato piramidal aonde as pessoas no topo recebem recursos em abundancia das pessoas na base.
Quase sempre os engenheiros destas pirâmides criam um pretexto para que a pirâmide não pareça uma pirâmide. São várias as estratégias, e vários nomes dados para disfarçar a chamada pirâmide "marketing de rede", "consórcios" entre outras atividades legais muitas vezes são usadas como cortinas de fumaça para encobrir que por trás daquela atividade está uma pirâmide financeira.

Basicamente ela funciona usando um destes pretextos para fazer com que as pessoas deem somas em dinheiro para pessoas que estão acima delas, e são estimuladas a conseguir pessoas que ficassem abaixo delas fornecendo mais dinheiro. Com isto quanto mais recursos são enviados pelas pessoas da parte baixa da pirâmide, mais as pessoas que estão no topo lucram e obtêm recursos sem nenhum custo.
Quase sempre o individuo é estimulado a criar uma rede de pessoas que entrem com recursos, estas pessoas por sua vez são também orientadas a arrebanhar outras pessoas, e assim as pessoas são estimuladas a entrar crendo se conseguirem angariar muitas pessoas abaixo delas fazendo aumentar a base da pirâmide, poderão obter muito dinheiro.
Mas chega um momento em que a base da pirâmide esta muito grande, e não tem mais como crescer, então a maioria destas pessoas que estão na base, não consegue nenhum lucro, porque para que elas lucrassem a pirâmide teria que ampliar ainda mais a base. Sendo assim, quando a base da pirâmide para de crescer, todo o contingente que esta nesta base acaba sendo lesado, tendo muitos prejuízos, e quase sempre isto acontece quando o negócio se popularizou e alcançou um número muito expressivo de pessoas, de maneira que são muitas as pessoas prejudicadas.

Infelizmente o que fica evidente é que as pessoas continuam preferindo acreditar numa ilusão, aonde a promessa de lucro fácil seduz e o bom senso é colocado de lado.
Já não é a primeira vez que faço uma postagem sobre isso, falamos sobre o "canto das sereias", e também já falamos sobre a derrocada das ações do empresário Eike batista, e até sobre Hamlet, e em todos estes casos o assunto é sempre o mesmo, temos a tendência de preferir acreditar numa solução rápida e fácil para nossos problemas, queremos soluções imediatas, queremos que o mapa da mina tenha GPS, que haja um letreiro de neon indicando aonde está o tesouro.
Algumas histórias de pessoas que estavam no lugar certo na hora certa seduzem nosso imaginário sobre como enriquecer e como prosperar, mas estes casos são raros comparados ao grande contingente da humanidade. Via de regra a prosperidade vem com muito trabalho, com muita dedicação, com superação, com abnegação (quando abrimos mão de algumas coisas visando um bem no futuro), a prosperidade vem com a inteligência, com a perspicácia, com a sensibilidade.
Acreditar no "canto da sereia", ou no "conto do vigário", é fruto de nosso desejo de prosperar facilmente, mas isto não existe.
Se analisarmos as histórias de sucesso na nossa sociedade, encontramos pessoas que estudaram muito, lutaram muito, se dedicaram muito, percorreram longos caminhos, se sacrificaram muito, para que em fim alcançassem a prosperidade, acreditar que é possível atingir este nível de forma fácil e rápida, é ofender a própria lógica da vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário