Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Amar de Novo - A História do Profeta Oseias


Algumas histórias dos livros que compõe a Bíblia, são histórias de amor, já mencionei noutro estudo sobre a bela história bíblica de amor entre Jacob e Rachel.
Mas uma destas histórias de amor presente na Bíblia é muito peculiar, trata-se da narrativa do livro de Oseias.
Oseias viveu 700 antes de Cristo, e seu livro é bastante incomum. Primeiro porque ele viveu uma desilusão amorosa e espiritualiza sua experiência tentando enxergar esta sua condição traçando um paralelo do que ele sentia com o que Deus sente em relação ao ser humano, além disso o livro é escrito em poemas, são quatorze capítulos sendo que o primeiro e o terceiro são narrativas lineares aonde ele descreve sua condição em pouquíssimas palavras, os outros capítulos são todos poemas e versos, que no original em hebraico eles rimam e tem uma métrica perfeita.
O leitor precisa se ater muito aos detalhes porque se não será muito difícil compreender a condição de vida do autor, e mais difícil ainda é perceber este conteúdo romântico.





Oseias foi um dos profetas retratados nas obras de Aleijadinho.



Oseias era o tipo de homem muito dedicado a Deus, mas não no sentido de ser um radical religioso como os fariseus da época de Jesus, até porque, tudo leva a crer que ele era um próspero comerciante, ou até mesmo um exportador, então ele não era um religioso por profissão, mas alguém que no seu dia a dia tinha uma busca espiritual constante, ele entendia que na sua vida existia a constante força superior do Criador cuidando dele e direcionando seu caminho, e que nada na sua vida aconteceria se não fosse a vontade deste soberano Criador. Até que ele foi traído e abandonado por sua esposa.
Mas como disse, nada nesta história está escrita de forma clara, tudo a respeito dele tem que ser deduzido numa leitura muito atenta e bastante minuciosa..

Quando o Senhor falou no princípio por Oséias, disse o Senhor a Oséias: Vai, toma por esposa uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, apartando-se do Senhor. Ele se foi, pois, e tomou a Gomer, filha de Diblaim;
Oseias 1 versos 2 e 3

Na narrativa afirma que Deus mandou ele casar com uma prostituta, mas na verdade todo povo é filho de prostituição. Isto é uma referência ao período que Oseias viveu, era uma época de decadência moral e espiritual de sua nação, nesta decadência, perdeu-se a visão de fidelidade, ser fiel não apenas no aspecto conjugal, e a nação sem valor moral é aquela em que não existe mais a noção de fidelidade, então ele afirma que todos são filhos de prostituição.
Sendo assim, quando o texto diz que Deus que mandou ele casar com a prostituta, isto não significa que ele teve um sonho ou uma visão aonde Deus mandava ele casar com aquela mulher, mas ele descreve desta forma porque crê que tudo na sua vida estava debaixo da vontade do Criador.
Então ao se ver traído, ele provavelmente espiritualiza sua dor e amargura entendendo que Deus deixou ele viver tal situação com o propósito de lhe abrir os olhos sobre a condição humana.
Outro fato também que deve ser notado é que ele conta o nome desta sua primeira esposa e cita o nome do sogro. É uma forma de expor a mulher que o magoou, e mais adiante veremos que ele não cita o nome da segunda esposa, porque a esta ele quer preservar.


ela engravidou e lhe deu um filho. Então o Senhor disse a Oseias: "Dê-lhe o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel. Naquele dia, quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel". Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha.  Então o Senhor disse a Oseias: " Dê-lhe o nome de Lo-Ruama, pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, não ao ponto de perdoá-la. Contudo, tratarei com amor a nação de Judá; e eu lhe concederei vitória, não pelo arco, pela espada ou por combate, nem por cavalos e cavaleiros, mas pelo Senhor, o seu Deus". Depois de desmamar Lo-Ruama, Gômer teve outro filho. Então o Senhor disse: "Dê-lhe o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus". Oseias 1; 3 a 9


Na continuação do capítulo primeiro podemos perceber que Oseias fica associando a tragédia de sua família, seu casamento fracassado e seus três filhos, com os acontecimentos ruins de seu povo, evidenciando a decadência espiritual do povo israelense no período que ele viveu.Oseias está fazendo paralelos dos fracassos pessoais, com o fracasso coletivo de sua nação.
Importante salientar que os Israelenses tinham vivido uma época áurea nos tempos de David e Salomão, certa de 300 anos antes de Oseias, mas depois a nação se dividiu e entrou em crise. Então os Israelenses daquele período se ressentiam dos fracassos de seus governantes que haviam abandonado as práticas de David e Salomão.

Os nomes dos filhos de Oseias são na verdade palavras de lamento e lamúria, retrato de uma sociedade decadente. E tudo leva a crer que Gomer abandonou Oseias e o livro segue no segundo capítulo.Este segundo capítulo foi escrito como um poema, um poema triste de mágoa e frustração, depois a narrativa volta a forma linear no terceiro capitulo, e encontramos as seguinte afirmação:


E o Senhor me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas.E comprei-a para mim por quinze siclos  de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada; Oséias 3:1-2


Antes de prosseguirmos um esclarecimento, a referência a bolos e uvas é uma referência a oferendas a entidades espirituais. 

Aqui existe uma grande divergência dos estudiosos da Bíblia, porque alguns teólogos entendem que Oseias resgatou "Gomer", sua esposa e restaurou seu casamento. Contudo, os estudiosos mais renomados e os melhores tradutores dão conta que a mulher que aparece neste capítulo três é outra, então não se trata de uma reconciliação, ele casou de novo. 
As vezes criamos expectativas equivocadas em relação a estas questões familiares e amorosas no passado, principalmente quando o assunto envolve antigos personagens Bíblicos; mas convêm lembrar que Jesus mesmo encontrou uma mulher que tinha casado cinco vezes e depois resolveu ajuntar com outro homem, então devemos desmitificar um pouco estas relações, e entender que no passado, assim como hoje, as relações familiares nem sempre obedeciam a padrões previamente estabelecidos.
Então o que aconteceu com Oseias conforme os textos mais fieis ao original foi que ele se apaixonou por outra mulher e casou de novo.

Mais uma vez podemos perceber que Oseias está entendendo que o que está acontecendo na sua vida como sendo ordem de Deus, e que existe uma lição nisto tudo que ele está passando por isto ele inicia esta narrativa dizendo que Deus mandou ele amar novamente.
Mas como disse, temos que destrinchar cada palavra para tentar entender o quadro.
O texto afirma que era a mulher amada de seu amigo, mas adúltera, e no outro verso seguinte ele conta que a comprou.

Podemos entender que ele se envolveu emocionalmente com outra mulher, esta era mulher de um amigo; contudo o texto diz que a comprou. Alguém pode pensar que isto se deve ao fato da mulher ser tratada como objeto, mas não se trata disso; naquela época em Israel a mulher mesmo descriminada tinha direitos. 
Então neste caso, só existe uma possibilidade dele comprar esta mulher, ela era uma escrava.

O siclo de prata é a moeda corrente comum do período histórico em que viveu Oseias. Na época eles não cunhavam moedas, e consequentemente não conferiam valor delas, então elas eram pesadas, o siclo na verdade é uma medida de peso, eles pesavam as bolotas de prata ou de ouro e o preço dos bens era aferido pelo peso do metal precioso.


Quinze siclos de prata equivale hoje a cerca de 180 gramas do metal que valem hoje cerca de U$ 5000,00; mas alguns teólogos dizem que na época seu valor era maior porque a prata era mais valorizada que o ouro, e alguns arriscam dizer que o poder de compra deste valor trazido para os dias de hoje seria algo em torno de U$ 20,000,00.
Além disso Oseias teve que completar o valor com um  ômer e meio de cevada.
Alguns historiadores dizem que naquele período uma escrava jovem e bonita valia algo em torno de 16 ciclos de prata.
Neste caso, ao pagar este valor Oseias estava comprando a liberdade desta moça.

Provavelmente ele não tinha os 16 siclos que seriam necessários para comprar a liberdade da moça, então ele pagou 15 siclos e o restante ele  completou com um ômer e meio de cevada.
Ômer era uma medida cereal, como uma saca, por sinal era uma medida muito usada por mercadores e exportadores de cereais.
Um ômer era uma medida muito grande para uma pessoa comum ter em casa, então conclui-se que Oseias é um mercador e usou parte do seu estoque para pagar a liberdade daquela moça.
Outra curiosidade é que naquele período a cevada era exportada para o Egito, pois naquela época os Egípcios usavam cevada na fabricação da cerveja.

Então mesmo com poucas informações, podemos concluir que Oseias era um homem muito ligado em valores espirituais e era um exportador de cevada para o Egito, que em determinado momento de sua vida sua mulher lhe traiu e o abandonou, ele buscou paralelos entre sua crise e a crise moral e espiritual que sua nação vivia, até que ele se apaixona pela escrava de um amigo seu, compra sua liberdade e casasse com ela.

Esta moça por sua vez que veio a ser sua segunda esposa, também devia ter uma história de vida bastante conturbada pois na lei de Israel naquela época, alguém que tivesses dívidas e não conseguisse paga-las poderia pagar suas obrigações com seus filhos, isto nos dá uma perspectiva de que este talvez fosse o motivo desta jovem ter sido escrava na casa do amigo de Oseias.

Certa vez um amigo se separou e ficou muito mal, acabou por dormir algumas noites em minha casa, foi a forma como pude dar uma apoio a ele. Podemos cogitar que esta pode ter sido a forma com que Oseias conheceu esta escrava, talvez em meio a dor da separação acabou na casa de um amigo que o confortava, mas ele acabou se apaixonando por sua escrava.
Neste caso percebemos que foi muito difícil para Oseias conseguir conversar com seu amigo sobre os sentimentos que tinha por ela até que ele aceitasse este valor pela liberdade dela. Ainda mais que o texto diz: "amada do seu amigo", então seu amigo também gostava da moça, mas o texto também diz "mas adúltera" de onde concluímos que a escrava traia seu dono.
Pode parecer um quadro bastante complicado, mas como disse, as vezes mitificamos muito os autores bíblicos, mas na verdade a vida as vezes é muito complicada e a bíblia demonstra isso na história de Oseias. Concluindo percebemos que foi terrivelmente difícil para Oseias explicar para seu amigo seu sentimento, e difícil também convencer seu amigo a ceder a liberdade da moça para que ele pudesse se casar com ela.
Por fim o amigo de Oseias cedeu e ele pode libertar a moça e casar com ela.

Finalmente fechamos o quadro, temos um homem amargurado por ter sido traído e uma jovem sofrida que foi dada como pagamento de uma dívida.
Oseias escreveu que foi Deus que lhe disse: "Vai e ama outra vez". Como se Deus dissesse: "Não desista de amar", "Ama novamente".
Durante o restante do livro o Oseias amargurado vai desaparecendo, e os versos vão revelando um homem renovado, no final do livro de Oseias encontramos frases como estas: 


"O Senhor Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos ...Assim diz o Senhor: Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração".


Estas e outras promessas de vida, perdão e amor, são encontradas no final do livro de Oseias, mostrando que ele foi curado pelo amor deste seu segundo casamento, e sendo assim, ele entende que esta é a mensagem de Deus, de que o Criador não desistiu de amar.

Mas a mensagem de Oseias tem dois aspectos muito importantes.
O primeiro é o aspecto teológico, antes dele os autores do Antigo Testamento descreviam Deus como um Pai severo, mas como Oseias traçava paralelos do que aconteceu em sua vida emocional com a forma como Deus vê o homem, Oseias acabou revolucionando a forma da percepção de Deus, pois ele foi o primeiro a entender que Deus reage e interage na lógica e na razão do amor.
A segunda mensagem extremamente atual é que tanto Oseias como a segunda esposa, eram pessoas feridas, numa sociedade injusta, e ambos foram resgatados porque deram outra chance para o amor.
Bom seria se todos os casamentos dessem certo, bom seria se nossas relações emocionais fossem matemáticas, resolvidas como quem resolve uma equação, mas infelizmente nem sempre as coisas saem como o planejado. E quando as coisas dão errado temos amarguras e dor.
Mas eu creio que Oseias ouviu Deus no seu coração, e penso que Ele ainda fala conosco, provavelmente dizendo o mesmo que falou para Oseias: " Vai e ama novamente" "Volte a amar" Não desista de amar".


2 comentários: