Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2015

O Maligno "Homem de Ferro"


Uma couraça tecnológica de aço, que o protege e o torna um homem forte e invencível. Uma terrível metáfora daquilo que surge quase como uma proposta para o homem moderno.

O relato da Bíblia me apresenta Jesus Cristo como sendo o próprio Deus, mas este assumiu a condição humana, isto é, diminuiu-se a si mesmo, não como cheio de poderes tecnológicos, mas simplesmente na condição humana, ele enfrentou a opressão do império sacrificando-se por quem amava. E mesmo quem não crê na bíblia não pode fugir do fato de que o relato bíblico é totalmente oposto a perspectiva moderna dos super heróis.

Mas não apenas a bíblia constrói heróis humanos (valorizando nossa humanidade), o poeta grego Homero escreveu sobre um herói chamado Ulisses, um homem, apenas um homem, que enfrentava forças desconhecidas, deuses e semideuses, sem recursos, sem poderes, mas como inteligência e criatividade, superou tudo e todos apenas para voltar para os braços de sua amada.

Os heróis modernos são diferentes, ate porque são inspirados numa visão filosófica totalmente oposta, o filósofo alemão Nietzsche por exemplo, por volta de 1900, escreveu que o homem que evoluísse seria seu próprio Deus. Heróis modernos muito além de simples seres humanos, ou são os extraterrestres como "Thor", ou "Super Homem" ou foram atingidos por alguma força externa que fez eclodir neles poderes especiais, ou ainda aqueles que são tecnologicamente aparelhados tornam-se imbatíveis; na verdade a tecnologia se tornou um fator prepoderante neste conceito modernos de super-heróis, quer com o raio gama que atingiu Hulk, quer o capitão América exposto a uma parafernalha tecnológica que o transformou em um semideus.

A tecnologia surge como o fator prepoderante nesta intenção humana de ser deus, pois através dela e o desenvolvimento da ciência evidencia-se a manifestação deste processo evolutivo que foi preconizado por Nietzsche, A tecnologia seria o catalisador que manifesta o alter ego heróico do homem que antes era uma pessoa comum.

Vários filmes e obras literárias evidenciam a tecnologia que surge como em Star Wars, como uma força que pode ser usada tanto para bem como para o mal, de maneira que o homem moderno se vê manipulando a tecnologia como as antigas bruxas usavam as forças da natureza, como no caso do Mágico de Oz, com a bruxa má e a bruxa boa. Tanto é assim que em várias destas histórias de heróis, constantemente seus arqui-inimigos são pessoas que usam tecnologias exatamente semelhantes, ou forças equiparadas a deles, como o próprio Homem de Ferro que certo episódio enfrentou um inimigo com uma armadura semelhante a dele,

De todos os incontáveis heróis gerados na cultura Pop, penso que o pior deles é o chamado "Homem de Ferro".

Resultado de imagem para homem de ferroTony Stark é um filho de industrial, fabricante de armas, fato este que por si só já causa asco, gênio, graduado em engenharia elétrica com apenas 19 anos, doutorado em física, herdou tudo do pai com apenas 21 anos, rico e inteligente, estilo playboy, amante da secretária, egoísta e egocêntrico, perfeito exteriótipo da proposta moderna de um chamado "macho alfa". Defende um estilo de vida e uma sociedade que ele mesmo representa, Para tanto desenvolveu uma couraça tecnógica que interage com ele e sobrepuja todos seus oponentes. É uma metáfora da tecnologia desumana que fecha o homem em seu mundo e sua razão. Por isto fabrica armas, pois é insensível ao semelhante.

Como mencionei Nietzsche defendia que a compaixão é danosa ao processo evolutivo, para ele se o mais forte sobrevive, e desta forma que a evolução se processa, então salvaguardar o mais fraco é um equivoco, importa que eles sejam exterminados para que a evolução continue. Esta percepção tosca está presente nestes heróis, implacáveis eles suplantam seus adversário sem nenhum sentimento de compaixão.

O Homem de Ferro não apenas tem uma armadura, tem além disso uma parafernalha tecnológica que impede que fragmentos de uma antiga explosão venham a atingir seu coração. Este é na verdade o pretexto para que o coração dele esteja vedado, e o que surge diante de nós é uma clara metáfora de que o coração dele é inatingível. É o retrato da insensibilidade que ignora a compaixão

O "Homem de Ferro", "Iron Man" foi escrito em 1963 por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck, Jack Kirby, no original Tony Stark era um industrial fabricante de armas capturado por um general veitcong que o obriga a desenvolver uma arma, foi então que criou a armadura que lhe transformou no homem de ferro. O raptor é outra mensagem oculta, tentando sinalizar que ele se vê forçado a criar esta arma, é quase uma imposição das circunstâncias, como se dissesse que não há alternativas, ou nos tornamos assim ou seremos sobrepujados.

O homem que se vê obrigado a insensibilidade, como alguém revestido por uma couraça, seu coração também está guardado, fechado em seu mundo, insensível aos estímulos externos, com o coração fechado e protegido para que nada o atinja. homem por dentro, máquina por fora.

Repletos de símbolos maçônicos e iluminattis que por sinal é o perfeito reflexo desta visão de uma força arrasadora que sobrepuja todas as outras numa perspectiva de que minha verdade é superior e melhor do que a do meu opositor.

Jesus em algumas vezes se auto-intitulou como "Filho do Homem" (Lucas 19) este conceito trás consigo a ideia de ser filho da humanidade, na mais perfeita alusão do grande valor de nossa humanidade.

Não necessitamos de poderes especiais, ou de couraças tecnológicas para sermos importantes, na verdade precisamos apenas exercitar a ideia de "Ser Humano" se formos simplesmente humanos talvez ai sim seremos super.
 

3 comentários:

  1. Super texto! Me leva a refletir sobre diversos aspectos da minha condição humana( frágil e limitada).Paira uma questão que não compreendo. O Sr diz simplesmente "ser humano"... O que exatamente devo formar como base essa sugestão? Gde abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humano vem de humo, que vem a ser aquela terra fertil cheia de vida, penso que nosso desespero em sermos super humanos, nos tira a beleza de sermos simplesmente terra fertil

      Excluir
    2. Meu filho ganhou um homem de ferro, hoje joguei fora, pois sentia que algo estava errado nesse "super heroi" que de herói nada é! Meu filho estava sonhando todos os dias com cousas ruins, orei e pedir a Deus que me mostrasse o que estava por detrás disso! Deus mostrou esse homem de ferro!!! Misericórdia.....

      Excluir