Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A Onipresença de Deus


Construímos nosso conhecimento passo a passo, vamos conceitualizando as coisas elementares que percebemos nos primeiros anos de nossa vida e a partir dai vamos adquirindo uma bagagem, que passa pelo teórico aprendido no ambiente acadêmico, e passa pelo empírico experimentado no dia a dia. A respeito disso baseava-se a teoria do suíço Jean Piaget, que dissertou muito sobre a forma como construímos nosso conhecimento.


Então nosso conhecimento vai sendo edificado a partir de parâmetros que estabelecemos de coisas que já conhecemos, Criamos parâmetros e análogos, e a partir deles formamos outros novos conhecimentos. Para percebermos isto, basta lembrarmos que desde os tempos de criança  nossos pais nos explicavam coisas novas a partir das que nós já conhecíamos.

Mas mesmo com todo o avanço da ciência, ainda hoje existem muitos conhecimentos que não conseguimos assimilar ou mesmo edificar, porque fogem completamente aos parâmetros de existência que vivenciamos. E mesmo algumas coisas que percebemos e sentimos, fogem tanto ao nosso universo que não podem ser compreendidas, Penso que por isto surge o ateísmo ou os chamados agnósticos porque dentro de nós existe um inquietante desejo de entender coisas novas, mas em relação a aquilo que não conseguimos analisar o parametrizar, muitas vezes preferimos negar a existência, a fim de calar nosso desejo de compreensão.

Creio que é exatamente isto que ocorre no que tange questões espirituais, Sentimos, vivenciamos, e dentro das diversas religiões tantos e tantos fatos que não podem ser explicados, e simplesmente negamos.

Se pensarmos por exemplo em seres vivos alem das leis da matéria, (e se estão fora da matéria estão fora da nossa percepção de tempo e espaço), e isto foge tanto aos nossos parâmetros de existência que se tornam incompreensíveis. Não conseguimos construir um conceito e por isto muitos vezes e muitas pessoas simplesmente preferem negar que tais coisas existam ou tentar dar explicações que não explicam, para negar o inegável, por ser incompreensível.

Mas com o avançar da ciência, algumas coisas começam a ser compreendidas e já existem conceitos teológicos que antes eram dogmas, que passaram a ser explicados pela ciência, ou melhor, em algumas questões o avanço do conhecimento humanos nos permite entender alguns conceitos antes impossíveis de serem explicados agora podem ser de alguma forma sistematizados.

Resultado de imagem para o universo é um plano de tempo e espaçoCuriosamente no passado pensava-se exatamente o contrário, que da evolução da ciência e da própria arqueologia, que descobriria fosseis que confirmariam a teoria da evolução, isto tornaria cada vez mais contundente a negação da espiritualidade e da transcendência, mas o que se vê nos últimos anos foi exatamente o contrário,


O dogma da Onipresença de Deus sempre foi motivo de piada por parte dos ateus, afinal como um ser pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo?


Em nossa igreja aqui no Rio de Janeiro certa vez nos conectamos pela internet com uma igreja no Paquistão, pois quando estávamos em nosso culto matinal eles estavam em seu culto noturno, e nós cristãos que cremos que Jesus é a revelação humana do Criador, cremos também que Ele está presente conosco espiritualmente em nossas reuniões, mas como poderia estar entre nós no Brasil e ao mesmo tempo entre nossos irmãos do outro lado do mundo? Pois bem, as recentes descobertas sobre o "Tempo" podem não apenas desvendar este mistério como mostrar que isto é possível.

Quando Albert Einstein descobriu a teoria da relatividade ,descobriu também que o universo é um plano tridimensional de tempo e espaço, isto porque ele descobriu que a energia surge quando a matéria é acelerada ao dobro da velocidade da luz, e no processo reverso a energia vira matéria. Mas se velocidade é o tempo que se leva para percorrer determinado espaço, então todo o universo é um plano de tempo e espaço.

Então a princípio pensava-se que seria impossível viajar além da velocidade da luz, mas depois se descobriu que o tempo pode ser distorcido, e na verdade a própria força da gravidade confirma isto, pois antes (desde Isaque Newton) pensava-se que os corpos celestes exerciam uma atração natural e dai surgia a gravidade, mas não se trata disso, o fato é que os corpos celestes distorcem a malha de tempo e espaço e dai surge a gravidade.



Os cientistas e os físicos então descobriram que quantidades descomunais de energia tem o poder de distorcer o tempo e o espaço, e uma prova disso são os chamados buracos negros onde o tempo e o espaço são distorcidos quase a zero.


Resultado de imagem para curva do tempoMas vejamos; O conceito de velocidade é o quanto tempo levo para percorrer determinado espaço, mas se o tempo para se percorrer determinado espaço fosse distorcido quase a zero?

Deus na perspectiva de ser um ser espiritual por si só está além das existência da matéria definida pelo tempo e pelo espaço, e sendo Ele capaz de distorcer o tempo a ponto de percorrer um espaço levando zero ao quase zero de tempo, daria a Ele a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Certa vez um avatar indu disse que ele se conectava com um ser espiritual que estava com ele e ao mesmo tempo estava na África. Existem vários credos que afirmam que seres espirituais podem estar em vários lugares ao mesmo tempo, e o ser supremo então pode estar em todos.

Dogmas e crenças a parte o fato é inegável, é sim cientificamente possível, e é sim cientificamente explicável, que se pode estar em vários, ou mesmo em todos os lugares ao mesmo tempo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário