Estamos vivendo tempos muito confusos na cristandade, e estes são tempos perigosos, quando a excência da mensagem de Jesus se perde.
Mas qual a origem desta perda de identidade? Porque as igrejas estão cada vez mais distantes do ideal de Cristo?
Todo comportamento social humano e todo fenômeno social é sempre norteado pela ideologia e filosofia. Mesmo que o indivíduo nunca tenha lido nenhum texto de um filósofo, e nem saiba nada sobre o que é o “existencialismo” por exemplo, o fato é que este pensamento filosófico influencia o modo de vida de todas as pessoas. O mundo das idéias é que gera as condutas sociais, e isto não é diferente na igreja,
Na igreja e no contexto religioso existe a chamada teologia, que se propõe a ser o estudo de Deus, mas na verdade a teologia é a base ideológica e filosófica que nortea a conduta das igrejas e dos cristãos.
E se vivemos igrejas e cristãos tão longe do ideal de Cristo, onde então esta sendo produzida esta teologia tão desconectada da verdade do evangelho?
Infelizmente o Brasil produz muito pouco pensamento teológico, em geral somos meros imitadores e reprodutores do pensamento que surge em outros lugares. Este pensamento no passado, na época da reforma, e e nos séculos que a seguiram, veio da Europa protestante. Foi uma época de ouro para a cristandade, que se libertou da idade das trevas imposta pelo catolicismo, e passou a pregar a graça como fonte de salvação.
Mas hoje a Europa vive uma sórdida frieza espiritual, desde a 2a. grande guerra, as igrejas evangélicas e protestantes européias entraram num declinio terrível. Inglaterra, Holanda, Alemanhã, paises nordicos, todas nações onde é raro ver igrejas cheias. não se produz teologia nestas nações. Hitler parece ter conseguido matar e destruir a alma do protestantismo.
O único lugar de maioria protestante onde as igrejas estão vivas, cheias e dinâmicas, são os Estados unidos. Mas aquele povo vive um dilema terrível, eles veem o modo de vida deles como algo divino, e o capitalismo selvagem dos americanos entrou na mente dos cristãos de tal forma, que se produz um pensamento teológico nefasto.
De lá vieram idéias como por exemplo igrejas com propósito, que é uma teologia voltada para resultados numéricos, como se fosse a igreja capitalista.
Nossas igrejas estão impregnadas por uma visão meramente capitalista, aonde somos avaliados como crentes se recebemos ou não bençãos financeiras, somos avaliados como igreja se a arrecadação da igreja é boa, se o salário do pastor é bom, se temos uma estrutura rica, e cara.
Mas isso não é nem de longe a avaliação de Jesus faz de nós
A verdade de Cristo é o amor, a paz a tolerância, é ganhar o inimigo para fazer dele um irmão. Nós podemos ser diferentes, podemos pensar diferente, e agir diferente. podemos viver a pura teologia de Cristo, onde lei é a graça e o amor. Que Deus nos ajude a nos libertar desta teologia morta.
A teologia cristã moderna, está impregnada da visão de capitalismo de mercado, onde o resultado é sempre mensurado em números e valores financeiros. Os pastores e líderes são avalidos não pela vida de oração, mas pela conta bancária. Os fiéis são disputados como uma reserva de mercado, contabilizados como números num fundo de investimento. A cada dia surgem novas metodologias que se propõe a fazer a igreja crescer numericamente, como estratégias de markting.
A teologia moderna está morta, porque está longe do propósito de Cristo, apesar das chamadas igrejas com propósito.
A grande crise acontece porque uma teologia que enche igrejas mas não tem necessariamente compromisso com as verdades do Cristo, não responde aos anseios da alma humana. Cada vez mais pessoas, nas igrejas lotadas, sentem os mesmos vazios existenciais, que qualquer pagão experimenta. Porque a teologia moderna, por estar longe da verdade do Cristo, não tem as respostas para a alma que somente Cristo tem.
O jardim que nasce no dezerto da alma humana, conforme pregou o profeta Isaias, só acontece quando a verdadeira teologia de Cristo surge nos corações.
Para tanto, é necessário romper com os padrões da atualidade. É necessário dizer não aos conceitos deste mundo, os mesmos conceitos que tem penetrado nas igrejas, e tem feito surgir esta teologia orientada para resultados.
Era sobre isso que Paulo dizia quando escreveu: “Não vos conformeis com este mundo” (Rom 12;.12)
Era sobre isso que Paulo dizia quando escreveu: “Não vos conformeis com este mundo” (Rom 12;.12)
A fonte desta produção teológia são as igrejas evangélicas e protestantes norte americanas, que por estarem na nação mais rica e hegemonica deste século, difundem uma mensagem que leva consigo a visão de mercado para a vida eclesiástica.
Mas para construirmos uma teologia viva, que leve a vida que há em Cristo, temos que estar totalmente fundamentados na visão de Cristo.
Para Jesus o valor está no ser humano. Tanto que, Ele sendo Deus, se fez humano.
O resultado positivo na avaliação de uma teologia morta, está nos números .
O resultado na avaliação de uma teologia cristã autentica, está nas vidas.
Ele não falou em dinheiro em abundancia, em bens em abundancia, nem em conforto em abundancia.
Mas Ele nos falou claramente de vida em abundância.
Mas Ele nos falou claramente de vida em abundância.
Marcus azen
Nenhum comentário:
Postar um comentário