“Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta, e a oliveira; e porei no ermo juntamente a faia, o olmeiro e o buxo”;
Isaias 41: 19
Pode nascer alguma coisa no deserto?
Pode haver vida aonde só existe desolação?
Isaías foi um dos profetas bíblicos do antigo testamento, seu texto revela que ele era um homem fantástico, suas palavras são repletas de analogias inteligentíssimas, suas palavras em muitos momentos são poéticas e cheias de significados.
Neste texto especifico ele afirma que Deus promete vai plantar um jardim no deserto. Claramente ele está fazendo uma metáfora dizendo que a alma humana que busca se reconciliar com o Criador verá brotar um jardim dentro de si, aonde antes só havia deserto.
Como se não bastasse a metáfora do jardim, Isaías passa a descrever as plantas deste jardim, e o interessante é percebermos que cada uma destas plantas vai muito além de um carater meramente decorativo, pois quando pensamos num jardim o que vem a nossa mente são plantas ornamentais e decorativas, mas no texto de Isaías, cada uma destas plantas, além de beleza tem funcionalidade.
O cedro
Cedro é uma madeira nobre, forte, uma espécie de árvore frondosa que tem muitas variedades, pode ser encontrado na floresta tropical e no oriente médio, mas sempre com uma característica marcante, que é a força da sua madeira. O tronco do cedro é tão forte como uma coluna de concreto. A bíblia fala que as colunas do templo de Salomão eram de Cedro do Líbano.
Acácia
Acácia é uma árvore menor, sua madeira não é tão forte, nem é tão robusta, mas tem uma beleza tremenda, ela fica toda florida de amarelo ou de vermelho. Quando suas flores caem cobrem todo o chão ao seu redor fazendo um tapete de flores.
Murta
A murta é um tipo de arbusto que cresce de forma densa e compacta, diferente do cedro que tem a madeira forte, e da acácia com sua beleza a murta parece não ter nenhum valor, mas por crescer de forma tão compacta, ela é usada como cerca, é a chamada cerca viva.
Oliveira
A oliveira é a árvore que produz a azeitona de onde vem o azeite. Uma árvore forte que consegue crescer em terrenos pedregosos e mesmo em áreas com poucas chuvas e muito calor ela prospera.
O produto da oliveira é de grande importância não só é tempero para as salada, mas o azeite além de dar sabor e ser um óleo muito saudável pois combate o mal colesterol ele também pode ser usado sobre a pele como remédio e curativo.
A faia é uma árvore comprida com a copa densa que forma um aspecto de catedral nas florestas na Europa aonde é muito encontrada, ele proporciona muita sombra e sua copa serve para muitas aves que fazem seus ninhos; mas pensando numa utilidade para o ser humano, a faia é muito usada na marcenaria, sua madeira clara de textura fina e homogênia é perfeita para confecção de móveis e utensílios feitos de madeira.
Olmeiro
O olmeiro também conhecida com barba-de-bode, é uma vegetação muito interessante, parece um mato em forma de barba de bode que se pendura nas árvore, e aparentemente inútil pois não dá nenhum fruto, todavia as videiras que são trepadeiras, quando encontradas na natureza em forma selvagem, se penduravam nos olmeiros. Então aquilo que parece uma planta inútil é na verdade o apoio para que a videira possa produzir suas uvas, então o olmeiro é uma planta que serve de suporte para outras.
Buxo
Por ultimo o Buxo é um arbusto cuja as folhas eram muito usadas como remédio no passado. Elas funcionam como purgante natural, e estimulam as glandulas sudoríferas de maneira que era usada para combater a febre, no passado o buxo era usado até mesmo contra a malária.
Alguns estudiosos crêem que Isaías estava falando da Bucha que é outra espécie vegetal e neste caso ela é usada para o banho, para que a pessoa esfregue o corpo e tire a sujeira, mas é quase certo que ele se referia à planta que serve como remédio, e que proporciona a cura.
Como vemos o jardim de Deus proposto no texto de Isaías não é apenas decorativo, tem sua beleza e sua utilidade, é uma metáfora belíssima de como somos diferentes e úteis, e que cada um de nós tem seu valor e tem sua funcionalidade.
Isaías descreve que esta é a proposta do Deus criador para nossas vidas, dar ao ser humano beleza e funcionalidade, nos tornar úteis para a sociedade, dando a cada um importância e beleza.
Marcus Azen
Muito bom amigo, estava lendo Isaías e precisava muito desse HELP.
ResponderExcluirParabéns.
Muito bom amigo, estava lendo Isaías e precisava muito desse HELP.
ResponderExcluirParabéns.
Excelente matéria!...
ResponderExcluirIncrível. Deus nos tem importanntes para si.eu sou agradecida por fazer parte desse jardim ou ter dentro de mim esse jardim plantado e regado pelo próprio Deus.
ResponderExcluirMuito Bom!!
ResponderExcluirAmei o post! Gratidão!!!
ResponderExcluirMuito obrigado, mesmo meu caro."vim aqui querendo saber sobre a Faia e gostei de tudo"
ResponderExcluirMuito bom,Deus abençoe
ResponderExcluirNossa irmão,muito bem analisado. Essas palavras trouxeram a minha alma a mais pura esperança de voltar a ser luz nesse mundo.
ResponderExcluirObrigada.Deus te abençoe.
ResponderExcluirÓtima exposição. Excelente comentário sobre cada uma destas plantas, bém esclarecedoras. Obrigada.
ResponderExcluirGostei muito, maravilhoso.Deus te abençoe!
ResponderExcluirComo as plantas, precisamos ser regados diariamente pela palavra de Deus. Deus o abençoe!
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirEu tb gostei muito estava lendo ISAÍAS 41:19 E comecei a pesquisar, achei essa pesquisa fantástica e me deu uma boa explicação.
ResponderExcluirBom dia , que Deus seja o centro de todo estudo!!!
Deus abençoe o irmão, obrigado pelo estudo .
ResponderExcluirEstou lendo Isaías e achando artigos fantásticos como esse. Pensei em comprar umas mudas dessas árvores e espalhar na minha chácara para que ela ganhe significado. Muito obrigada!
ResponderExcluirQue bom encontrar belas explicações.
ResponderExcluir