Páginas

domingo, 25 de junho de 2017

O Imperador Adriano e A Dúvida Sobre Quem Foi o Grande Poeta Grego Homero

Homero, ou Homer como seria a forma mais correta de grafia de seu nome, é o maior poeta grego de todos os tempos, sua genialidade é tão inesquecível, que mesmo passados três mil anos, sua obra ainda ocupa o imaginário popular. Obras como Cavalo de Troia, o Calcanhar de Aquiles, e Ulisses e as Sereias, continuam mundialmente difundidas.


Resultado de imagem para homeroHomero foi tão importante na história da Grécia antiga que  um grupo considerável de historiadores divide a história da Grécia antiga no período do final da idade do Bronze, denominando o período anterior ao ano de 1200 ante de Cristo como sendo o período da "pré-homérico", isto porque como veremos adiante esta foi a provável data de seu nascimento, apesar que quanto a isto também existe uma enorme polêmica.

Sobre Homero existe tanto coisa a ser questionada mas poucas são as respostas, sabemos de sua capacidade intelectual absurda devido as metáforas e alegorias sem precedentes que criou, seu nome foi cultuado, seus escritos são referencias por mais de três mil anos, mas de fato pouco se sabe sobre ele. Então no período do Império Romano, houve um imperador que fora um homem extremamente intelectualizado, um homem letrado, estudado e grande admirador de Homero, este foi o imperador Adriano, Adriano reinou em Roma entre 117 e 138 da era cristã e provavelmente marcou o ápice da cultura Romana, o império durante vinte e um anos foi governado por um homem extremamente culto e preparado para exercer o governo, mas de todos os célebres sofistas, filósofos, poetas e historiadores da Grécia antiga, Homero era quem ele mais admirava.
Adriano desejava saber quando realmente teria vivido este Homero, então soube que o historiador grego Heródoto disse acreditar que Homero teria vivido na região da Jônia quatrocentos anos antes dele, sendo Heródoto nascido em 480 antes de Cristo isto nos remete a acreditar que Homero tenha nascido por volta de 880 antes de Cristo. Todavia Adriano soube que alguns discordam de Heródoto, e outros discordam até mesmo que Heródoto tenha realmente nascido em 480 antes de Cristo, e há até quem diga que este Heródoto que escreveu sobre a data do nascimento de Homero, não teria sido o mesmo historiador Heródoto que nascera 480 anos antes de Cristo; de maneira que o imperador continuou sem saber a data de nascimento deste poeta.
Resultado de imagem para Imperador Romano ADriano
Adriano estava tão curioso para saber quando realmente teria nascido Homero que decidiu ir ao Oráculo de Delphi, que na época ainda estava em pleno funcionamento, quando finalmente chegou diante da pítia, questionou a pitonisa sobre afinal quem de fato foi aquele fabuloso poeta Homero. A pitonisa então respondeu que Homero era natural de Ítaca, filho de Epikastes e Telêmaco.

Esta informação lançou uma percepção totalmente diferente sobre a história do célebre poeta, porque este Telêmaco aparece como sendo um dos personagens do texto da Odisseia, ele foi descrito como sendo o filho de Ulisses rei de Ítaca, e se Homero era filho do filho do rei Ulisses, então ele fora na verdade o neto do rei que aparece nos dois principais livros, Ilíada e Odisseia. Neste caso Homero poderia ter escrito a Odisseia como forma de homenagear seu avô.

Convém ressaltar que a pronuncia correta do nome deste rei é "Odisseu" e nós o denominamos de Ulisses porque esta foi a forma como seu nome foi traduzido para o Latim, quando os textos de Homero foram popularizados entre os romanos. Portanto o livro "Odisseia" é na verdade a aventura de Odisseu rei da ilha grega de Ítaca.

Sabemos hoje, que quando Homero escreveu estes dois grande poemas, a Ilíada e a Odisseia, ele misturou realidade com ficção, sendo que a realidade funciona como um pano de fundo para a ficção, e a ficção por sua vez serviu para que ele criasse metáforas e alegorias a fim de exaltar as características de seu herói. Sabe-se que realmente existiu um Odisseu que reinou em Ítaca, e é também quase um consenso que a guerra de Troia realmente tenha ocorrido, o grande problema é que estes acontecimentos se deram no final da Idade do Bronze, muitos historiadores datam a guerra de Tróia por volta de 1260 antes de Cristo, de maneira que se de fato Homero foi neto de Odisseu, ele teria que ter nascido não depois de 1200 anos antes de Cristo, e é por isto que os historiadores que falam em período pré-homérico trabalham o nascimento de Homero como tendo ocorrido por volta de 1200 anos antes de Cristo, ainda que esta data esteja trezentos anos antes da data proposta por Heródoto.

Contudo existe um outro problema quanto a esta informação de que Homero tenha sido filho de Telêmaco e neto de Odisseu, pois além disto ter sido dito pela pitonisa em Delphi, o que não necessariamente é uma fonte histórica confiável, esta ida de Adriano ao Oráculo esta descrita em apenas um livro, isto é só existe uma fonte que narre a ida deste imperador intelectual ao Oráculo, e isto está escrito numa obra que também mistura realidade e ficção.

Por volta do ano 155 da era cristã, um romano de nome Luciano de Samósata, que escreveu um livro denominado "A História verídica" em latim a "Verae historiae", muitos dizem inclusive que este foi o primeiro texto produzido por um ser humano a descrever seres extra terrestres e batalhas interplanetárias, e Luciano que também era um fã e admirador de Homero, fez o mesmo que o grego, usou um pano de fundo verídico para construir sua fantasia, foi exatamente neste livro que também mistura realidade e ficção que Luciano Samósata contou que Adriano foi ao Oráculo questionar sobre a origem de Homero, e a dúvida é se o registro da ida do imperador ao Oráculo seria parte verídica da narrativa ou mais uma lenda fantasiosa.

Todavia muitos creem que nesta quesito sobre a origem de Homero a "Verae historiae" descreveu com exatidão algo que realmente aconteceu, porque dificilmente Samosáta contaria uma fábula envolvendo Adriano, isto porque este foi o imperador mais amado e venerado por todo o povo romano; na época em que Luciano Samosáta escreveu este livro, quem reinava em Roma era Antonino Pio, filho adotivo de Adriano que reinou em lugar de Adriano quando este faleceu, e era sabido que Antonio Pio tinha quase uma adoração pelo pai adotivo; então é impensável que Luciano se arriscaria a descrever uma inverdade sobre o imperador mais admirado pelo povo, estando seu filho adotivo no poder, além disso era sabido de todo o império que Adriano era profundo admirador da cultura grega e não seria em hipótese alguma um fato estranho se o imperador fosse ao Oráculo em busca de respostas sobre a origem de Homero.

Então talvez realmente Heródoto estivesse equivocado, e Homero fosse muito anterior a data de 880 antes de Cristo, Talvez a única certeza seja que esta é uma resposta para qual não saberemos a pergunta, nos resta o que disse Sócrates, quando os acusadores condenaram Sócrates deram a ele as opções de ser exilado ou ser condenado a morte, ao que o grande pensador respondeu:

"Que preço não pagaria para conhecer Homero"





Nenhum comentário:

Postar um comentário