Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Belem: A Cidade das Grandes Histórias de Amor !


- Foi em Belém que Jacob sepultou a mulher que ele amou mais que a própria vida, tendo trabalhado 14 anos só para poder tê-la com esposa. Raquel morreu quando deu a luz ao seu segundo filho e na ocasião Jacob que era nômade, peregrinava com seu rebanho, e estava acampado em Belém quando chegou o tempo dela dar a luz, mas o pior aconteceu, a parteira não conseguiu salvá-la. Curiosamente o monumento mais antigo que existe até hoje em Belém é o túmulo que Jacob ergueu para sua esposa amada. Estima-se que o túmulo de Raquel tenha sido construído por volta de 2200 anos antes de Cristo, e nesta Belém que atravessou tanto séculos, é de fato algo a ser notado o fato de que este túmulo é o único monumento desta Belém da idade do Bronze.  

 Tumulo de Raquel na Moderna Belém dos dias de hoje 

- Foi também em Belém que Salmom casou-se e viveu com Raabe, convém lembrar que Raabe foi a prostituta que vivia em Jericó e que teve a permissão de fazer parte do povo de Israel após dar salvaguarda aos espiões enviados pelos israelenses à Jericó. O texto bíblico não detalha como foi o restante da vida de Raabe a partir do momento em que passou a fazer parte da nação israelita, contudo ela aparece nas listas das genealogias onde se lê que ela casou com um homem chamado Salmom. Então é certo que este homem teve de enfrentar todo o preconceito daquela sociedade para poder casar com esta ex-prostituta, ainda mais sendo estrangeira, mas existem também alguns escritos históricos da cultura hebraica, que não fazem parte da bíblia, que dão conta de que Samom e Raabe viveram uma grande história de amor.

- Um dos tetranetos desta união entre Salmom e Raabe foi um homem chamado Boaz, Boaz foi agricultor e suas terras ficavam em Belém, e os textos bíblicos dão conta que ele teve muito sucesso em sua atividade agrícola. Ocorreu que foi também lá em Belém que Boaz se apaixonou por Rute, que era uma viúva estrangeira que catava restos de alimentos que caiam nos tempos da colheita, para alimentar a si mesma e a sua sogra que também era viúva. Ao ver aquela bela moça que tinha ficado viúva tão jovem, constantemente catando do chão os alimentos que cariam quando os funcionários da fazendo faziam a colheita, Boaz se apaixonou por ela e a pediu em casamento ignorando o preconceito que seu povo tinha contra os moabitas.

- Por último, a maior de todas as histórias de amor que já existiu neste mundo, foi também em Belém; quando Jesus nasceu, pois Ele humilhando-se a si mesmo, afinal “sendo Ele o próprio Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. Filipenses 2:6,7”; vindo assim até nós, sabendo que teria que sofrer a morte de cruz para poder nos resgatar, e tudo isto porque nos amou. Talvez por isto que Ele decidiu nascer em Belém


Nenhum comentário:

Postar um comentário