Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

Filho da Minha Mão Direita

O maior romance que já li, não encontrei num livro escrito por algum daqueles romancistas famosos, nem era algum best-seller de um autor muito conhecido. O maior romance que já li esta na Bíblia, faz parte da narrativa do livro do Gênesis.
É bem verdade que a narrativa não é muito detalhada, o texto escrito a milênios, não tinha recursos que possibilitassem aquela narrativa detalhista, muita coisa desta história é indutiva, só pode ser compreendida com uma leitura bastante cuidadosa. Mas quando nos aplicamos a entender todos os detalhes desta história, eis que surge diante dos nossos olhos uma história fantástica, de um homem que superou tudo, até ele mesmo por um amor.

Jacob
Jacob surge na narrativa bíblica no livro do Gênesis no capítulo 25, ele era filho de Isaque e neto de Abraão,  Isaque era um rico pecuarista, havia herdado de Abraão um enorme rebanho de ovelhas, bois, camelos e cavalos.
Mas Jacob tinha um irmão gêmeo chamado Esaú, e havia um problema naquela família, porque Esaú era o filho preferido de Isaque, enquanto Jacob era o filho preferido da mãe Rebeca.
Jacob também era um homem de índole duvidável, tentou usurpar a preferência que o irmão tinha por lei a maior parte da herança. Naquela época o filho mais velho tinha preferencia na herança do pai, e Esaú tinha saído primeiro do ventre de rebeca, com isto Jacob tentava tomar do irmão este direito usando artifícios nada éticos.
Isaque por sua vez também era um homem de ética bastante duvidosa, o capítulo 26 do Gênesis mostra como ele usou de mentira para tirar proveito de um rei que governava parte da região do rio Jordão naquela época.
Quando Isaque envelheceu a disputa de Jacob pelo direito do irmão gerou um conflito entre os dois, Esaú queria matar seu irmão.
Para evitar esta tragédia Isaque manda Jacob para a casa do seu tio Labão, que era irmão de Rebeca.
Desta forma Jacob foi expulso de casa sem nada.

Raquel 
Labão tio de Jacob, também era pecuarista, tinha duas filhas que ajudavam com o rebanho do pai, quando Jacob estava chegando na casa do tio encontrou Raquel sua prima levando as ovelhas do pai para beber água.
Como disse, o texto não entra muito em detalhes, muita coisa precisa ser deduzida, o capitulo 28 verso 11 por exemplo conta que quando Jacob encontra Raquel eles se beijam e ele chora abraçado com ela.
Entendemos que eles provavelmente já tinham um romance e a notícia de que Jacob tinha sido expulso de casa de seu pai sem nenhum dinheiro e nenhum patrimônio, já havia chegado na casa do tio.
O tio de Jacob recebeu ele em sua casa, mas passou a tirar proveito dele no trabalho com o rebanho.
Tudo indica que Jacob se submeteu a ficar na casa do tio mesmo sendo explorado por uma única justificativa, era Raquel.
A proposta do texto bíblico não é contar um romance, e mesmo quando os livros da bíblia contam narrativas históricas, o objetivo é espiritual, mas mesmo assim, o texto deixa registrado de forma bem contundente que "Jacob muito a amava" Gênesis 29 verso 20.
Depois de um mês trabalhando de graça para o tio, o próprio tio caiu em si e teve consciência de perguntar ao sobrinho quanto queria receber para trabalhar pra ele.
Jacob então disse que se submeteria a trabalhar de graça desde que pudesse casar com Raquel.
Mas o tio não aliviou em nada a vida de Jacob, disse que pra casar com sua prima, ele teria que trabalhar 7 anos.
Jacob se submete a trabalhar 7 anos de graça pro tio para poder casar com sua prima por quem ele era muito apaixonado.

Traído pelo Sogro
Finalmente chega o dia de casar com Raquel, e o texto conta que o tio\sogro engana Jacob fazendo que na noite de núpcias a outra irmã de Raquel, chamada Léa, entrasse no quarto, e foi com ela que Jacob dormiu, imaginando que estivesse com sua amada.
Ao acordar e ver a sua cunhada, ele se desespera e corre pra questionar o que o sogro havia lhe feito.
Pode parecer estranho que ele tenha se relacionado com a cunhada e só percebeu no dia seguinte, mas isto faz sentido quanto entendemos um pouco como eram realizadas as cerimônias de casamento naquela época,  pois a mulher cobria o rosto, e a festa era celebrada com muito vinho, além disso, a iluminação era  a base de lampadas que queimavam azeite. Pouca luz, muito vinho, e Jacob dormiu com a cunhada.
Desesperado ele vai até o sogro e este de forma sínica diz que não poderia deixar a mais nova casar antes de conceder a mão da mais velha.
Jacob então não retruca o sogro, apenas pergunta se poderia casar com as duas, ao que o sogro permite que ele case com Raquel e fique com as duas como esposas, desde que trabalhe mais 7 anos.
Jacob não questiona, ela aceitaria qualquer coisa pra poder ficar do lado daquela mulher, ele aceita trabalhar mais sete anos pra seu tio e sobro pra poder casar com Raquel.
Mas o sogro concede que ele casa imediatamente, pois Jacob havia assumido o compromisso de trabalhar mais sete anos.
Alguns dias depois de casar com Léa, ele finalmente casa com Raquel, e passou mais 7 anos trabalhando de graça pro seu sogro.
O amor dele por Raquel era tanto que o capítulo 29 verso 20 afirma que os quatorze anos que ele teve que trabalhar por ela pareceram poucos dias, tamanho o amor que ele sentia por ela.

Mudança de Atitude
Após 14 anos de trabalhos para o sogro, Jacob tinha conseguido convencer o sogro a lhe dar algumas ovelhas, e as ovelhas de Jacob cresceram em número.
Era uma época em que não existiam veterinários e o pecuarista contava com seu talento e a sorte para que seu rebanho crescesse.
No caso de Jacob ele percebeu que as ovelhas malhadas eram mais resistentes, e como elas eram em menor número, ele pediu a sogro que lhe desse sempre que nascesse uma ovelha malhada.
Assim, ao final daqueles anos mesmo tendo trabalhado de graça para o sogro Jacob tinha conseguido um rebanho de ovelhas considerável.
Jacob então resolve deixar a casa do sogro, afinal também era um cara pouco confiável, leva consigo suas duas esposas, e seus filhos, mas dos 11 filhos de Jacob somente um era de Raquel, parece que ela tinha problemas ginecológicos, tanto que quando ela finalmente teve um filho, quase morreu no parto. O filho de Raquel era José, o preferido de Jaco, preferido porque era filha da mulher que ele realmente amava.
No capítulo 31 do Gênesis encontramos a narrativa que Jacob pega tudo que é seu e foge da casa do sogro. Mas depois eles se reencontram e o sogro concede que ele vá embora sem que seja uma fuga.
O fato é que ao sair do sogro, parece que ele está decidido a viver uma vida diferente. Ele vem de uma família muito complicada, ele mesmo tinha tentado roubar o irmão. Mas ele quer ser uma pessoa diferente, começa a buscar mais a Deus, se torna um lutador, faz seu rebanho prosperar.
Um dos momentos que demonstram esta vontade de mudar de vida, é o fato dele ir procurar o irmão para pedir desculpas.
O capítulo 32 do livro do Gênesis conta que ele vai ao encontro do irmão para lhe pedir perdão e neste momento ele está com muito medo, o irmão é muito rico, só os funcionários do irmão que tocavam seus rebanhos eram em número de quatrocentos homens, ele sabe que se o irmão tiver guardado mágoa poderá mata-lo pois seus funcionários fazem um pequeno exército.
Jacob então passa a noite em oração, pedindo ajuda a Deus.

Lutando contra tudo e contra todos
Neste momento a narrativa do Gênesis conta uma história extraordinária, enquanto orava a Deus desesperado sem saber o que podia acontecer quando encontrasse o irmão, Jacob encontra um homem que parece ser um Deus, ou o próprio Deus em forma de homem.
Ele agarra o homem e diz que não vai deixa-lo ir se não prometer uma benção para ele e sua família, conforme descrito em Gênesis 32 verso 26.
Muitos estudiosos da bíblia afirmam que esta narrativa é uma metáfora para dizer que ele era um homem que lutava contra todas as dificuldades para poder ter uma condição de vida boa para ele e para a mulher que ele amava mais que sua própria vida. Lutou contra todas as adversidades e lutou contra ele mesmo na medida que se esforçava para mudar seu caráter e se desculpar com o irmão.
Mas há quem diga que ele realmente teve uma visão, há até quem diga até que foi uma pré aparição de Jesus Cristo, por causa de alguns detalhes da narrativa que dão margem a esta interpretação.
A narrativa diz que ao final, o mensageiro de Deus abençoou a Jacob e prometeu a ele que sua vida seria diferente.

Em paz
Finalmente ele encontra o irmão depois daquela noite, e o irmão se lança ao pescoço dele e os dois choram por horas e ele pode pedir perdão.
Nos capítulos seguintes encontramos Jacob estabilizado, com um grande rebanho, prosperando e vivendo feliz com a mulher que ele amava.

José vendido para o Egito
A história de José vendido como escravo para o Egito é muito famosa, mesmo pessoas que nunca leram a bíblia sabem desta narrativa, até porque foi alvo de vários filmes.
Os irmãos de José com ciume dele o vendem como escravo para o Egito, e dizem a Jacob que ele foi morto por um animal selvagem.
Mas no Egito José acaba por se tornar vice rei e acabou salvando Jacob e seus irmãos da fome que assolou a terra alguns anos depois.
Mas o que passa desapercebido de todos que conhecem esta história é o motivo pelo qual Jacob tratava seu filho José melhor que todos os outros, era o fato de que somente José era filho de Raquel.
Ele não conseguia esconder que era o filho amado porque era da mulher amada.

Morte de Raquel
Após perder seu filho José vendido pelos irmãos, Raquel engravida de novo, ela não é mais tão jovem, e sua gravidez é de risco.
Jacob estava na região que na época era conhecida como Efrata, junto de uma torre de vigia construída pelos Egípcios que governavam aquela terra na época.
Raquel da a luz a um menino mas alguns minutos depois ela morre.
O texto do Gênesis capítulo 35 verso 20 conta que ao ver a sua amada morta, a parteira diz pra Jacob que antes de morrer ela deu o nome do menino de Benone, que seria a junção de duas palavras hebraicas para dizer "filho da minha dor , mas Jacob muda o nome da criança para Benjamim, que também é a junção de duas palavras em hebraico com o sentido de "Filho da minha mão direita".
Numa sociedade sem nenhuma industrialização, um pecuarista destro, faz referencia a sua mão direita no sentido de ser sua força, seu trabalho.
Jacob estava dizendo que aquela mulher era a força dele, o trabalho dele, foi por ela que ele trabalhou tanto, lutou tanto, mudou sua maneira de ser, construiu tanta coisa, conquistou tanta coisa, ele havia enfrentado uma grande jornada e tinha feito tudo por ela.
Ela era minha mão direita, meu trabalho, minha força, minha vida.
Anos depois quando os irmãos reencontram José como vice rei do Egito, eles contam pra José que ele tinha um irmão filho de Raquel sua mesma mãe, e contam que Jacob estava velho e amava Benjamim mais que todos os outros, o motivo era simples, mesmo velho ele só conseguia amar o filho da mulher que era a vida dele.

Belém 
Poucas pessoas sabem que Efrata que aparece na narrativa do Gênesis quando conta a morte de Raquel, foi o lugar aonde surgiu a cidade de Belém.
Jacob ergueu um tumulo para sepultar Raquel, e isto aconteceu a mais de quatro mil anos, e passados todos estes anos, depois de milhares de guerras, o visitante que vai visitar Belém querendo ver o lugar aonde Jesus nasceu é surpreendido com um pequeno monumento na entrada da cidade.
Poucas pessoas percebem que estão diante de um monumento que resistiu a quatro mil anos de guerras, a própria cidade de Jerusalém foi destruída e reconstruída várias vezes, mas la está de pé a última homenagem de um homem que amou uma mulher a vida toda, até o fim da vida.
Eu me arriscaria a mais, além de afirmar que é um milagre que aquele tumulo esteja lá depois de todos estes séculos, porque Jesus nasceu em Belém?
A capital espiritual deles sempre foi Jerusalém, mas Jesus nasceu em Belém.
Particularmente acredito que Jesus nasceu em Belém para homenagear o amor capaz de transformar um homem.
Jacob tinha tudo pra ser mais um mal caráter a pisar na face deste planeta, era assim desde família, mas ele lutou para ser uma pessoa diferente, lutou pra ter uma condição financeira favorável, lutou até com Deus, tudo por causa da pessoa que ele amava.
Esta não é a mesma mensagem de Jesus de pessoas que procuram viver uma vida transformada motivadas pelo amor?
Jesus nasceu em Belém porque até o lugar aonde nasceu é um ensinamento, uma mensagem contada na história de um homem que superou a si mesmo por amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário