Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

Quem é Deus quem é o diabo no filme o "Clube de Compra de Dallas" "Dallas Buyers Club"?

Na premiação do Óscar 2014, apareceu um filme muito interessante denominado "Dallas Buyers Club"  que em português recebeu o titulo "Clube de Compras de Dallas".

Infelizmente a premiação do Oscar em 2014 caiu na mesma data do carnaval, então boa parte do público que gosta de cinema (mas gosta mais do carnaval), não se deu conta do evento da premiação. Mas este filme em questão chama atenção por vários aspectos, e curiosamente tanto o enredo, como os atores que representam os protagonistas tem peculiaridades que chamam bastante a atenção.

O enredo conta sobre um eletricista, machista e homofóbico chamado Ron Woodroof que em meados dos anos 1980 descobriu que era soro positivo para o vírus da AIDS, no filme ele é representado por Matthew McConaughey. Na luta por sua sobrevivência, Ron começa a enfrentar a indústria farmacêutica e passa a contrabandear remédios para combater a doença, com isto ele acaba fazendo amizade e se aliando a um travesti que no filme é representado por Jared Leto, Ron então surge como um anti herói que socorre várias pessoas que enfrentavam o mesmo drama que ele próprio.

A história é de Ron é verídica e ao que tudo indica o filme dirigido por Jean-Marc Valée foi bastante fiel a vida deste personagem real. Woodroof morreu em setembro de 1992.

O enredo nos remete a pensarmos nos verdadeiros heróis, que surgem em momentos de crise, e nos faz pensar nos valores da própria vida, mas além disso existe uma série de curiosidades sobre os dois atores principais.

Pois vejamos, Matthew McConaughey ganhou o Oscar de melhor ator interpretando o protagonista desta história, e Jared Leto foi premiado com o Oscar de melhor ator coadjuvante interpretando o amigo transsexual do protagonista.

Sobre Jared Leto mencionei na postatem anterior a esta, ele é um cara super talentoso, quase genial, musico, ator, compositor, produtor, e tem uma banda de Rock alternativo "30 Seconds To Mars" que a galera que gosta do estilo afirma que a melhor banda do gênero. Considerado muito bonito, ele tem cara de bom moço, mas não é nada disso; os teóricos da conspiração afirmam que ele é envolvido com seitas satânicas, nos clipes da sua banda sempre aparecem imagens que remetem a maçonaria e aos iluminatis, ou as "Iluminados da Baviera" que seria a forma correta de chamar esta confraria. Tudo indica que apesar do grande talento Leto é um cara do mal e existem histórias bem ruins sobre ele, que acaba sendo um mal exemplo sobretudo pra muitos jovens que veem nele um ídolo.

Em contrapartida Matthew McConaughey tem aquela cara de durão, também é considerado um cara bonito mas no estilo "bad boy" sempre é convidado pra fazer papeis assim, recentemente foi muito elogiado por sua atuação na mini série The Tru Detectives" aonde fazia o papel do policial durão. Mas Matthew McConaughey não é nada disso, ele na verdade é um cristão devotado. 

Matthew McConaughey cresceu numa igreja Metodista e em 2012 casou-se com a brasileira Camila Alves que é católica praticante, e tudo leva a crer que ambos são pessoas integras que procuram viver dignamente como Cristo ensinou, de fato este ator é considerado no mundo da mídia um homem honrado, ele tem dado um bom testemunho de vida. Matthew McConaughey é radical em sua crença tanto que ele não gosta de que abreviem seu nome, pois é comum nos EUA que pessoas de nome Matheus sejam apelidados de "Matt", mas McConaughey não admite ser chamado assim por que sabe que seu nome foi dado por sua mãe por causa do "Apostolo Mateus". Além disso McConaughey é envolvido em obras sociais, sustenta sozinho um trabalho para encaminhar crianças carentes para que não se percam nas drogas, tentando formar homens e mulheres dignos.

Então neste filme tivemos a premiação do "bad boy" com cara de bom moço, e a premiação de um cara com pinta de mal e de durão que é na verdade é um sujeito "super do bem"; sendo assim, não apenas o enredo do filme nos faz pensar quem são os verdadeiros heróis, como também a história de vida dos próprios protagonistas, e a história de vida dos atores que representam os protagonistas.

A conclusão é que este é o mundo que vivemos, confuso aonde realmente não se pode rotular, as aparências enganam sempre e muitas vezes das pessoas que não esperamos é que encontramos atos heroicos como foi a vida de Ron Woodroof. Enquanto muita gente com cara de bom moço está por ai propagando o mal.

Cristo disse que não devo ficar criticando o cisco do olho de alguém quando tem arqueiro no meu, então sendo um cristão devo cuidar da minha vida, ser digno e honrado independente dos esteriótipos que a sociedade cria.

Penso que neste imbróglio todo Matthew McConaughey é quem ensina uma grande lição, não vou deixar a sociedade me apelidar, diminuir meu nome, minimizar quem sou por causa das aparências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário